Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro
Presidente do Conselho Médico
Pneumologia

Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro

O Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro é Presidente do Conselho Médico da IDEALMED. Especialista em Pneumologia, é Professor Catedrático e Coordenador do Centro de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e foi eleito Secretário-Geral da European Respiratory Society (ERS).

Responsável pelo Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Fundação Portuguesa do Pulmão elegeu-o como Personalidade do Ano 2011.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), 1983.

Especialista de Pneumologia pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), 1992.

Doutoramento em Medicina pela FMUC, 1996.

Professor Catedrático de Pneumologia da FMUC, desde 2009.

Regente da Disciplina de Pneumologia da FMUC, desde 2010.

Coordenador do Centro de Pneumologia da Universidade de Coimbra, Unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Director do Serviço de Pneumologia A do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (2010-2015).

Presidente do Congresso de Pneumologia do Centro, desde 2010.

Secretário-Geral da European Respiratory Society (ERS), (2016-2019).

Médico na IDEALMED desde 2012.

ACTIVIDADE CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA

Membro do Council da ERS (European Respiratory Society).

Membro do Comité Executivo da WASOG (World Association of Sarcoidosis and
other Granulomatous Disorders).

Chairman do Grupo Científico "Diffuse Parenchymal Lung Disease" da European Respiratory Society (ERS), desde 2008 (anterior Secretário, 2005/2008).

Professor convidado da Universidade de Siena, Itália.

Detentor de diversos prémios científicos, nacionais e internacionais.

Autor de inúmeras publicações em revistas científicas nacionais e internacionais.

Membro do Conselho Editorial e Revisor de Revistas Científicas Nacionais e Internacionais.

Responsável pela orientação de inúmeras Teses de Mestrado e Doutoramento em Pneumologia.

Áreas de Especialização

Doenças Obstrutivas das vias aéreas (Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).

Patologia Pulmonar Intersticial (Fibrose Pulmonar).

Endoscopia Respiratória.


Vasta Experiência Clínica

Pneumologista na IDEALMED, o Prof. Doutor Carlos Robalo Cordeiro integra uma Equipa com vasta Experiência Clínica, que disponibiliza todas as valências de Diagnóstico e Tratamento das doenças respiratórias e alérgicas.

Detentor de diversos Prémios Científicos, participa regularmente em diversas reuniões científicas, Nacionais e Internacionais, acompanhando os avanços mais recentes no domínio da Pneumologia.

Prof. Doutora Maria João Quadrado
Oftalmologia
Unidade de Oftalmologia

Prof. Doutora Maria João Quadrado

A Prof. Doutora Maria João Quadrado integra a Unidade de Oftalmologia de Coimbra da IDEALMED. Doutorada em Ciências da Visão pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e investigadora do IBILI – Coimbra, onde desenvolve e participa em Projetos de Investigação e Ensaios Clínicos relacionados com a Superfície Ocular e Córnea.

Assistente de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Chefe da Secção de Córnea, Chefe da Unidade de Internamento e Chefe do Banco de Olhos CHUC. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia no biénio de 2015-2016.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Assistente de Oftalmologia dos CHUC desde 1995.

Chefe da Secção de Córnea, Chefe da Unidade de Internamento e Chefe do Banco de Olhos CHUC.

Doutorada em Ciências da Visão pela Universidade de Coimbra (2013).

Realizou estágios internacionais na área de córnea a superficie ocular no Cincinnati Eye Institute (USA), no L.V. Prasad Eye Institute (LVPEI), Hyderabad (Índia) e no Banco de Olhos de Sorocaba, S. Paulo (Brasil).

Investigadora do IBILI (Coimbra) onde desenvolve e participa em projectos de investigação e ensaios clínicos.

Auditora/Qualidade: colaborou com a Entidade Reguladora da Saúde na avaliação das condições de cirurgia ambulatória em Oftalmologia dos Blocos operatórios do País (2010); Responsável pela implementação da Certificação do Banco de Olhos dos CHUC de acordo com as Norma ISO 9001:2008 e a Lei 12/2009.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) no biénio de 2015-2016.

Médico na IDEALMED desde 2013.

Áreas de especialização

Córnea (Transplantes lamelares e penetrantes, Doenças da Superfície Ocular)

Cirurgia refractiva

Contactologia

Cirurgia de Catarata

Consulta Geral

Investigação em Córnea e Superfície Ocular


Prestígio Internacional

Oftalmologista na IDEALMED, a Prof. Doutora Maria João Quadrado, integra uma reconhecida Equipa Multidisciplinar, a nível Nacional e Internacional, constituída por um Corpo Clínico com reconhecida Competência e Qualidade.

Na IDEALMED, a Equipa Clínica de Oftalmologia dispõe da mais recente e avançada Tecnologia, pioneira em Portugal, para Intervenções Cirúrgicas complexas e de vanguarda.

Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira
Coordenador do Centro de Peritagens
Centro de Peritagens

Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira

O Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira é Coordenador do Centro de Peritagens Médico-Legais e Forenses da IDEALMED. Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é Presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal e do Conselho Forense Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional. Preside à Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal e à Rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Foi Director do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Em 2014 foi galardoado com o mais prestigiado Prémio Internacional das Ciências Forenses: a Douglas Lucas Medal Award da Academia Americana de Ciências Forenses.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Professor visitante em várias outras universidades portuguesas, europeias e sul-americanas.

Especialista em Medicina Legal (com o grau de chefe de serviço) e em Medicina do Trabalho pela Ordem dos Médicos e detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde, Avaliação do Dano Corporal, Peritagem Médica da Segurança Social e Patologia Experimental.

Presidente do Conselho Europeu de Medicina Legal, Presidente do Conselho de Consultores Científicos do Procurador do Tribunal Penal Internacional

Presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal e Vice-Presidente da Confederação Europeia de Especialistas em Avaliação e Reparação do Dano Corporal.

Presidiu à Academia Internacional de Medicina Legal (entre 2006 e 2012), à Associação Internacional de Ciências Forenses (entre 2008 e 2011), à Associação Mundial de Médicos de Polícia (entre 2008 e 2011).

Presidiu à Academia Mediterrânea de Ciências Forenses (entre 2005 e 2007), e à Associação Latino-Americana de Direito Médico (entre 2005 e 2007).

Director do Instituto de Medicina Legal de Coimbra (entre 2006 e 2010).

Presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e do Conselho Médico-Legal de Portugal (entre 2000 e 2013).

Membro da Direção da Rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses e representante da Europa no subgrupo de Medicina Legal do International Forensic Summitt.

Presidente da Thematic Federation on Legal and Forensic Medicine da União Europeia de Médicos Especialistas.

Foi, entre diversas outras funções, Presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos de Portugal, Presidente do Conselho Pedagógico e do Departamento de Educação Médica da Faculdade de Medicina de Coimbra, membro do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos.

Médico na IDEALMED desde 2014.

Actividades Científicas

Tem exercido funções como Consultor Forense Temporário no âmbito do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas, Consultor Forense do Comité Internacional de Cruz Vermelha e Perito forense do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura.

Foi Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e da Comissão Nacional de Proteção Civil de Portugal. Integra o Conselho Científico do Instituto Europeu de Formação em Avaliação e Reparação do Dano Corporal de Paris. Integra o grupo de peritos avaliadores da Fundação Europeia de Ciência.

Publicou mais de 250 artigos em revistas científicas, é editor ou coeditor de 8 livros e autor de mais de 40 capítulos em livros diversos e apresentou como autor ou coautor mais de 1.000 trabalhos em reuniões científicas. Integra o Conselho Editorial das principais revistas científicas internacionais no âmbito da Medicina Legal e das Ciências Forenses e de revistas nacionais de múltiplos países dos cinco continentes. Proferiu como conferencista convidado mais de 350 conferências fora de Portugal, em países europeus, asiáticos, africanos, do médico-oriente, australásia, e de todo o continente americano.

Recebeu 12 prémios científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi distinguido com 15 títulos honoríficos atribuídos por sociedades científicas, universidades, municípios e governos de países europeus, asiáticos, africanos e norte, centro e sul americanos.

É Académico de Número da Academia Portuguesa de Medicina, ocupando a cadeira nº 11, e Académico Honorário da Real Academia de Medicina de Espanha e da Academia de Medicina do Uruguai.

Tem integrado na qualidade de especialista forense múltiplas missões internacionais realizadas em países da Europa, América Latina, Médio-Oriente, África, Australásia e Ásia, sobretudo no âmbito dos direitos humanos, sob os auspícios da ONU, Cruz Vermelha Internacional, Comissão Europeia, Amnistia Internacional, etc. (Iraque, Palestina, Ucrânia, Líbia, Egito, Paraguai, Nigéria, Moldávia, México, Cazaquistão, Colômbia, Indonésia, Marrocos, Kosovo, Quirguistão, Brasil, Tadjiquistão, Papua Nova Guiné, Grécia, Jordânia, Bósnia-Herzegovina, Macedónia, Argentina, Mali, Gana, Tunísia, etc.).

Foi galardoado em 2014 com o mais prestigiado prémio internacional no âmbito das ciências forenses: a Douglas Lucas Medal Award da Academia Americana de Ciências Forenses.


Formação Especializada

O Centro de Peritagens Médico-Legais e Forenses da IDEALMED, é coordenado pelo Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira, um dos mais conceituados Especialistas Nacionais e Internacionais no âmbito Médico-Legal e Forense, com profunda Experiência Pericial, ensino e Investigação Científica.

Este Centro é a única Instituição pericial privada a integrar a rede Ibero-Americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses. Integra profissionais com Formação Especializada, de elevada Qualificação e Experiência reconhecida Internacionalmente.

Dra. Margarida Robalo Cordeiro
Coordenadora da Unidade de Dermatologia
Dermatologia

Dra. Margarida Robalo Cordeiro

A Dra Margarida Robalo Cordeiro é Coordenadora da Unidade de Dermatologia e do Centro de Dermoestética da IDEALMED. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é especialista em Dermatologia e Venereologia desde o ano 2000.

Foi Assistente Hospitalar de Dermatologia do Centro Hospitalar da Universidade Coimbra, integra a Sociedade Portuguesa de Dermatologia-Venereologia e é Membro do Grupo Português de Dermatologia Pediátrica.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1991).

Especialista em Dermatologia e Venereologia (2000).

Assistente Hospitalar de Dermatologia do Centro Hospitalar da Universidade Coimbra (2000-2014).

Responsável Clínica da Unidade de Dermatologia e Dermoestética da IDEALMED – UHC (Maio 2012).

Sócia da Sociedade Portuguesa de Dermatologia-Venereologia.

Membro do Grupo Português de Dermatologia Pediátrica.

Médica na IDEALMED desde 2012.


Equipa Multifacetada

Especialista em Dermatologia e Venereologia, a Dra. Margarida Robalo Cordeiro coordena a Equipa Clínica da Unidade de Dermatologia e do Centro de Dermoestética da IDEALMED. Esta Equipa Multifacetada dispõe de um espaço Exclusivo que oferece elevados padrões

de Conforto e Qualidade. Esta Unidade disponibiliza as mais avançadas técnicas de Estudo e Tratamento da pele, com recurso a Tecnologias Certificadas, Seguras e Eficazes.

Prof. Doutor Joaquim Neto Murta
Coordenador da Unidade de Oftalmologia
Unidade de Oftalmologia

Prof. Doutor Joaquim Neto Murta

O Prof. Doutor Joaquim Murta é Coordenador da Unidade de Oftalmologia de Coimbra da IDEALMED. Professor Catedrático e Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é Director do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia (CRIO) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Professor convidado da McGill University – Montreal (Canada) é representante nacional de inúmeros organismos a nível Nacional e Internacional. É Investigador Principal de Projectos de Investigação Nacionais e Internacionais.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Professor Catedrático, Director da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Director de Serviço de Oftalmologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Responsável pela orientação de inúmeras Teses de Mestrado e Doutoramento em Oftalmologia.

Membro do Conselho Editorial e Revisor de Revistas Científicas Nacionais e Internacionais, Investigador Principal de Projectos de Investigação Nacionais e Internacionais.

Responsável e Representante Nacional de inúmeros organismos nacionais e estrangeiros.

Autor de numerosas publicações em revistas científicas nacionais e internacionais.

Professor convidado da McGill University – Montreal (Canada) e da Mansoura University– Mansoura ( Egipto)

Médico na IDEALMED desde 2013.

Áreas de especialização

Córnea (Transplantes lamelares e penetrantes, Doenças da Superfície Ocular)

Cirurgia Refractiva

Cirurgia de Catarata e do Segmento Anterior do Globo Ocular nomeadamente traumatologia

Glaucoma – tratamento médico e cirúrgico

Oftalmologia Pediátrica

Consulta Geral

Investigação - Transplantação Ocular, Cirurgia Refractiva e de Catarata


Equipa Multidisciplinar

O Prof. Doutor Joaquim Murta coordena a Unidade de Oftalmologia de Coimbra, constituída por uma Equipa Multidisciplinar e Especializada, com reconhecido prestígio Nacional e Internacional.

Esta Equipa conta com o apoio do Equipamento e Tecnologia mais avançados no Diagnóstico e Tratamento médico e cirúrgico em Oftalmologia, prestando serviços Especializados e de Excelência nas mais diversas áreas.

Dra. Luísa Barros
Coordenadora do Centro de Diabetes
Endocrinologia

Dra. Luísa Barros

A Dra Luísa Barros é Coordenadora do Centro de Diabetes da IDEALMED, é responsável pela área de Endocrinologia e integra o Centro de Tratamento da Obesidade. Licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra, é Assistente Hospitalar graduada de Endocrinologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). É responsável pelas Consultas de Bombas Infusoras do CHUC e pela Consulta de Diabetologia de transição do CHUC.

É membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e do Grupo de Estudos de Tecnologias Avançadas em Diabetes da SPD. É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra (1989).

Especialista em Endocrinologia desde 1997.

Exerce clínica privada desde 1997.

Assistente hospitalar graduada de Endocrinologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2001 (CHUC).

Co-fundadora da DTT (Associação de crianças e jovens diabéticos todo-o- terreno do centro).

Responsável pelas consultas de bombas infusoras do CHUC.

Responsável pela consulta de diabetologia de transição do CHUC.

Sócio efectivo da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).

Secretária do grupo de estudos de diabetes da SPEDM .

Membro da direção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD).

Membro do grupo de estudos de tecnologias avançadas em diabetes da SPD.

Vice presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátricas.

Médica na IDEALMED desde 2012.

Áreas de especialização

Diabetes mellitus

Diabetes mellitus do tipo 1

Insulinoterapia funcional

Tratamento da diabetes com bomba perfusora de insulina

Doenças da hipófise

Doenças da tiróide

Doenças da paratiróide

Doenças das glandulas supra-renais

Obesidade

Profissionais Especializados

Coordenadora do Centro de Diabetes da IDEALMED, a Dra Luísa Barros integra uma Equipa de Profissionais Especializados com ampla experiência em Diabetes, incluindo a aplicação de Bombas Infusoras de Insulina.

Com capacidade para assegurar o Tratamento e Acompanhamento integrais de todas os casos clínicas, este Centro é considerado uma Referência na área, quer pela Equipa Multidisciplinar que integra, quer pela Qualidade do Tratamento dos pacientes.

Prof. Doutor José Manuel Nascimento Costa
Coordenador do Centro de Oncologia Médica
Centro de Oncologia Médica

Prof. Doutor José Manuel Nascimento Costa

O Prof. Doutor José Manuel Nascimento Costa é Coordenador do Centro de Oncologia Médica e da área de Medicina da IDEALMED. Professor Catedrático de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), é Director da Clínica Universitária de Oncologia da FMUC e Especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica.

Foi Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), foi Membro do Conselho Nacional de Oncologia e Director do Serviço de Medicina Interna dos HUC.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Professor Catedrático de Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Director da Clínica Universitária de Oncologia da FMUC.

Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Médico Especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica.

Ex-Presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) (2002-2005).

Ex-Director do Serviço de Medicina Interna dos HUC (2006-2013).

Ex-Membro do Conselho Nacional de Oncologia (2002-2005).

Médico na IDEALMED desde 2013.

ÁREA DE ESPECIAL INTERESSE CLÍNICO E DE INVESTIGAÇÃO

Oncologia do Aparelho Digestivo.

Terapêutica de Hepatocarcinoma e das metástases hepáticas.

Cancro do Pâncreas.

Neoplasias Neuroendócrinas.

Terapia celular e Imunoterapia do cancro.

Cuidados paliativos.


Abordagem Diferenciada

Coordenador do Centro de Oncologia Médica da IDEALMED, o Prof. Doutor Nascimento Costa reúne diversos Profissionais Diferenciados em articulação Multidisciplinar, vocacionados para o Diagnóstico e Acompanhamento

das doenças oncológicas. Esta área disponibiliza uma Assistência Especializada, Integrada e Personalizada, ao paciente e à família, em resposta às suas necessidades individuais e específicas.

Dra. Andrea Gomes
Medicina Dentária
Medicina Dentária

Dra. Andrea Gomes

A Dra. Andrea Gomes integra a área de Medicina Dentária da IDEALMED. Licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, realizou o Curso de Odontopediatria pela Université Paris V e tem uma Pós-graduação em Ortodontia pela Fundação Gnathos.

A prática clinica desenvolvida pela Médica Dentista centra-se fundamentalmente nas áreas de Odontopediatria, Ortodontia preventiva e Periodontologia.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2001).

Curso de Odontopediatria pela Université Paris V (2001).

Pós-graduada em Ortodontia pela Fundação Gnathos (2004).

Pós-graduada em Odontopediatria (2010).

Pós-graduada em Ortodontia Intercetiva (2014).

Membro da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria (2014).

Prática clínica dedicada a Odontopediatria, Ortodontia preventiva e Periodontologia.

Médica na IDEALMED desde 2012.

Áreas Clínicas de Atuação

Odontopediatria.

Ortodontia Intercetiva.

Periodontologia.

Medicina Dentária generalista.


Rigor Médico e Científico

A área de Medicina Dentária da IDEALMED alia a Tecnologia de ponta a Profissionais com reconhecido mérito, proporcionando Qualidade na Saúde Oral dos pacientes. O Rigor médico e científico da Equipa

de Medicina Dentária, com recurso aos Equipamentos de Excelência, proporcionam o Conforto e a Segurança necessários para a prestação de cuidados de saúde.

Prof. Doutor José Manuel Romãozinho
Coordenador da área de Gastrenterologia
Gastrenterologia

Prof. Doutor José Manuel Romãozinho

O Prof. Doutor José Manuel Romãozinho é Coordenador da área de Gastrenterologia da IDEALMED. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), é Doutorado em Gastrenterologia pela FMUC. Professor Associado da FMUC, foi Chefe do Serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Foi Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e Vice-Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia no biénio 2011/2013.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1972).

Doutoramento em Gastrenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1991).

Especialista em Gastrenterologia (1980).

Chefe de Serviço Hospitalar de Gastrenterologia (1989).

Especialista em Hepatologia (2005).

Professor Associado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1995).

Chefe de Serviço no Serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1999).

Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (2002/04).

Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (2007/09).

Vice-Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (2011/2013).

Médico na IDEALMED desde 2012.


Rigor e Profissionalismo

Coordenador da área de Gastrenterologia da IDEALMED, o Prof. Doutor José Manuel Romãozinho integra uma Experiente Equipa Clínica que, num ambiente Confortável e dotado dos mais recentes Equipamentos, assegura, com Rigor e Profissionalismo, uma prestação de

Cuidados de Saúde de Excelência. A Equipa da Gastrenterologia, reconhecida pelo seu elevado grau de Experiência e Diferenciação, dedica-se à Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das patologias do foro digestivo.

Dra. Carla Diogo
Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética
Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética

Dra. Carla Diogo

A Dra. Carla Diogo integra a Equipa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética da IDEALMED. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é Assistente Hospitalar do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Unidade de Queimados do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Responsável pela Codificação Clínica do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Unidade de Queimados do CHUC.

É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Queimaduras e Membro da European Burns Association.

Mais Informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1998).

Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (2007).

Assistente Hospitalar do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Responsável pela Codificação Clínica do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Prática de Medicina Privada na Especialidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.

Médica na IDEALMED desde 2012.

ACTIVIDADE E SOCIEDADES CIENTÍFICAS

Autora de diversos artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras.

Participação em variadas reuniões científicas em Portugal e no Estrangeiro.

Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Queimaduras.

Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.

Membro da European Burns Association.

Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.


Experiência e Ética

A experiente Equipa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética da IDEALMED, realiza intervenções para reparar ou reconstruir uma área de pele, que tenha sido danificada, por doença ou que se tenha modificado pelo envelhecimento. Corrige ainda lesões deformantes, defeitos

congénitos ou adquiridos. Esta Especialidade Cirúrgica desenvolve-se sob duas áreas: a Cirurgia Plástica Reconstrutiva e a Cirurgia Plástica Estética.

Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves
Especialista em Radiologia Abdominal
Radiologia

Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves

O Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves é Membro do Conselho Médico da IDEALMED e Especialista em Radiologia Abdominal no Departamento de Imagiologia da IDEALMED. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), possui o Certificado Europeu de Sonografia e Doutoramento em Medicina Interna (Radiologia).

Professor associado de Radiologia na FMUC, é Director de Departamento de Imagem nos Hospitais da Universidade de Coimbra. É Membro do corpo docente da Escola Europeia de Radiologia e Membro do corpo docente da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal (ESGAR).

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Medicina - Universidade de Coimbra, Portugal (1982).

Especialista em Radiologia pela Direcção Portuguesa de Radiologia e Ministério da Saúde (1990).

Certificado Europeu de Sonografia Clínica (1991).

Doutorado em Medicina Interna, Radiologia (1998).

Professor Associado de Radiologia na Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (2004).

Secretário do Concelho Científico, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (2009).

Professor Titular de Radiologia na Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra (2007).

Presidente da Direcção de Radiologia, Sociedade de Medicina Portuguesa (2005).

Vice–Presidente da Sociedade Portuguesa de Radiologia (2010).

Membro efectivo da Academia Nacional de Medicina (2011).

Membro da Comissão Executiva do ESGAR (2004).

Director do sub-conselho do ECR 2005 (2004).

Presidente da reunião do 18º Encontro Anual e Curso de Pós-graduação ESGAR (2007).

Presidente-eleito do ESGAR (2011).

Membro Honorário da Sociedade Espanhola de Radiologia Abdominal (SEDIA) (2011).

Presidente do ESGAR (2013).

Director do Conselho Científico, ECR 2013. (2012)

Director do Conselho de Planeamento de Programa, ESGAR 2014 e 2015. (2015)

Residência médica-Hospital Universitário de Coimbra (1985).

Residência em Radiologia - Hospital Universitário de Coimbra (1991).

Consultor em Radiologia, Hospital Universitário, Coimbra, Portugal (1996).

Consultor Sénior em Radiologia Abdominal, Imacentro, Portugal (1995).

Director do Departamento de Imagiologia do Hospital Universitário de Coimbra (2006).

Médico na IDEALMED desde 2012.

Formação Especial no Estrangeiro

Hospital Henri Mondor (Paris) - formação em IRM com foco especial em Imagiologia Abdominal (1990 e 1995).

Compromissos de Ensino

Leitor de Radiologia - Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina desde 1998.

Professor de Radiologia na Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina desde 1998.

Professor de programas de Doutoramento na Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra.

Director do Programa de Residência, Hospital Universitário de Coimbra, Portugal desde 1998.

Professor Convidado, Universidade de Toronto e McMaster, Canadá (2013).

Membro do corpo docente da Escola Europeia de Radiologia (ESOR) desde 2008.

Examinador do Diploma Europeu de Radiologia (EDIR) desde 2012.

Membro do corpo docente da Sociedade Europeia de Radiologia Gastrointestinal e Abdominal (ESGAR).

Áreas de pesquisa principais

Imagiologia Abdominal.

Imagiologia oncológica.

Imagiologia Hepato-Biliar.

Agentes de contraste IRM.

Tomografia Computadorizada.

Imagiologia por Ressonância Magnética.

Áreas de Actividade de Pesquisa

Imagiologia do Fígado.

Lesões focais do fígado, CAT, IRM.

Agentes de contraste IRM.


Qualidade Técnica e Segurança

Especialista em Radiologia Abdominal no Departamento de Imagiologia da IDEALMED, o Prof. Doutor Filipe Caseiro Alves integra uma Equipa Especializada que se rege pela Segurança, Qualidade técnica e Acolhimento prestado

aos pacientes. O Departamento de Imagiologia da IDEALMED realiza serviços médicos de Exames Complementares de Diagnóstico por Imagem com recurso aos mais recentes Equipamentos e sofisticada Tecnologia existentes nesta área.

Prof. Doutor Abel Nascimento
Coordenador do Instituto de Cirurgia Reconstrutiva
Cirurgia Reconstrutiva

Prof. Doutor Abel Nascimento

O Prof. Doutor Abel Nascimento é Coordenador do Instituto de Cirurgia Reconstrutiva da IDEALMED. Cirurgião ortopedista, foi Chefe de serviço de Ortopedia e Traumatologia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Efectuou a residência de Cirurgia da Mão/Microcirurgia/Investigação na Universidade René Descartes (Paris), onde realizou o Doutoramento.

Iniciou a Unidade de Cirurgia da Mão/Microcirurgia do CHUC e foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Recebeu vários Prémios Científicos Nacionais e Estrangeiros no âmbito da Cirurgia da Mão e Microcirurgia. Pertence à Equipa de implantação do FreeHand System e integra a Equipa Europeia de Investigação da Recuperação da Marcha.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Chefe de serviço de Ortopedia e Traumatologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Cirurgião Ortopedista dos HUC (1984-2010).

Efectuou a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia / Investigação em Anatomia Cirúrgica e Cirurgia Experimental na Universidade René Descartes, Paris (França) (1981-82).

Efectuou igualmente a residência de Cirurgia da Mão / Microcirurgia em Londres (Reino Unido), Lausanne (Suiça) e Louisville (Estados Unidos da América) (1983).

Bolseiro do Governo Francês, da Junta Nacional de Investigação Científica, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso Americana para efectuar a investigação científica em Portugal, França e Estados Unidos da América.

Iniciou e é responsável pela Unidade de Cirurgia da Mão / Microcirurgia dos HUC (1984-2010).

Doutorado pela Universidade René Descartes, Paris (França) e Doutoramento Europeu em Ortopedia e Cirurgia Plástica Reconstrutiva (1994).

Responsável pela Equipa de tratamento de Tetraplégicos dos HUC (1997-2010).

Cooperação cirúrgica com Espanha e vários países de expressão portuguesa.

Consultor do Centro de Medicina Física e Reabilitação da Tocha e Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão.

Médico na IDEALMED desde 2013.

ACTIVIDADE CIENTÍFICA

Membro de dezanove sociedades científicas, nacionais e estrangeiras.

Desempenhou os cargos de Secretário, Vice-Presidente e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.

Membro Fundador da Sociedade Europeia de Cirurgia da Mão, desempenhou os cargos Delegado à Federação Europeia de Sociedades de Cirurgia da Mão (FESSH) e à Federação Internacional das Sociedades de Cirurgia da Mão (IFSSH).

Membro Fundador do Clube Narakas (Plexo Braquial) e Clube Tubiana (Cirurgia da Mão).

Membro de Júris de graduação hospitalar de Ortopedia em Portugal e Membro do Júri Europeu para obtenção do Diploma de Cirurgia da Mão.

Participou em inúmeros congressos e reuniões científicas, tendo apresentado conferências como convidado e publicado cerca de duzentos trabalhos científicos em Portugal e no estrangeiro.

Membro do Comité Científico da revista francesa "La Main".

Recebeu vários prémios científicos nacionais e estrangeiros no âmbito da Cirurgia da Mão e Microcirurgia.

Pertence à Equipa de implantação do FreeHand System, tendo aplicado vários sistemas electrónicos, em Portugal e no estrangeiro, para recuperação do membro superior dos tetraplégicos.

Integra igualmente a Equipa europeia de investigação da recuperação da marcha através de sistema electrónico dos paraplégicos (SUAW 2).

Faz parte da rede europeia de Centros de acolhimento e Formação de Fellows de Cirurgia da Mão.

Integra o projecto europeu Leonardo da Vinci - formação para o conhecimento do sistema linfático e tratamento das suas patologias.

Técnicas Inovadoras

O Prof. Doutor Abel Nascimento foi Pioneiro a nível mundial na Cirurgia Nervosa (microcirurgia nervosa/cirurgia microscópica) ao iniciar este tipo de cirurgia nervosa na década de 80. Tem cerca de um milhar de cirurgias ao Plexo

braquial infantil e do adulto e mais de um milhar de Cirurgias Nervosas a outros nervos ao nível do membro superior e inferior. O cirurgião tem introduzido Técnicas Inovadoras em várias áreas da Cirurgia, na Europa e no Mundo.

Dr. Miguel Ventura
Coordenador do IDEALHEARTLAB
Cardiologia

Dr. Miguel Ventura

O Dr. Miguel Ventura é Coordenador do IDEALHEARTLAB, o Laboratório de Cardiologia Invasiva e Não Invasiva da IDEALMED. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), possui o Mestrado em Medicina do Desporto pela FMUC.

Assistente Hospitalar Graduado de Cardiologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, é especialista em Pacing e Eletrofisiologia (Eletrofisiologista). Fez formação específica no âmbito da Electrofisiologia em Munster, na Alemanha.

mais informação

Breve Curriculum Vitae

Cursos de Língua Alemã e Língua Inglesa do Goethe Institut e do British Council (Coimbra) (1985).

Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) (1990).

Internato Geral nos Hospitais da Universidade de Coimbra (1992).

Internato Complementar de Cardiologia (1993).

Mestrado em Medicina do Desporto na FMUC (1995).

Assistente Convidado da Cadeira de Cardiologia da FMUC (1996-98).

Internato Complementar de Cardiologia (1997).

Assistente Hospitalar do quadro dos Hospitais da Universidade de Coimbra onde trabalha no Sector de Pacing e Electrofisiologia (desde 1999).

Bolseiro da Sociedade Portuguesa de Cardiologia - Bolsa de Formação no Estrangeiro (2000).

Estágio de formação em Electrofisiologia em Münster (Alemanha) no Serviço de Cardiologia do Prof. Dr, Günther Breithardt (2000 a 2001).

Médico na IDEALMED desde 2012.

SOCIEDADES CIENTÍFICAS E MÉDICAS

Sócio da Sociedade Internacional de Electrocardiologia.

Membro nº 33983 da Ordem dos Médicos.

Sócio Efectivo nº 1402 da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Inscrito no Colégio da Especialidade de Cardiologia (desde 1998).

Membro da Associação Portuguesa de Pacing e Electrofisiologia.

Sub Especialidade em Electrofisiologia Cardíaca reconhecida pela Ordem dos Médicos (desde 2004).

Vice Presidente da Associação de Pacing Arritmologia e Electrofisiologia (APAPE) para a área de Electrofisiologia (2009).


Moderna e Sofisticada Tecnologia

Especialista em Electrofisiologia Cardíaca, o Dr. Miguel Ventura integra o corpo clínico de Cardiologia da IDEALMED, área equipada com os mais Modernos e Sofisticados meios Tecnológicos para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento das patologias do coração.

O Electrofisiologista, juntamente com o Especialista Mundial Dr. Andrea Natale, coordena o IDEALHEARTLAB, um Laboratório de Cardiologia Invasiva e Não Invasiva, Arritmologia e Electrofisiologia, dotado da mais recente Tecnologia a nível Internacional.

Enf. Noémia Sousa
Enfermeira Coordenadora
Enfermagem

Enf. Noémia Sousa

A Enf. Noémia Sousa é Coordenadora da área de Enfermagem da IDEALMED. Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEC), realizou o Curso de Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica e o Curso de Administração em Serviços de Enfermagem.

Desempenhou Funções de Enfermeira Chefe do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra e desenvolveu Actividades na área da Gestão, Ensino, Avaliação de Desempenho, Recrutamento e Selecção de Pessoal.

Mais Informação

Breve Curriculum Vitae

Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEC) (1977)

Curso de Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica pela ESEC (1986)

Curso de Administração em Serviços de Enfermagem pela ESEC (1993)

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica

Membro da Ordem dos Enfermeiros

Desempenhou Funções no Centro Hospitalar de Coimbra - Bloco Operatório (1977-1987)

Desempenhou Funções de Enfermeira Chefe do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1988 - 2009).

Desenvolveu Actividades na área da Gestão, Ensino, avaliação de Desempenho, Recrutamento e Selecção de Pessoal.

Enfermeira na IDEALMED desde 2012.

Tratamento e Recuperação

A Equipa de Enfermagem da IDEALMED, caracteriza-se pelo seu Rigor e Profissionalismo, estando habilitada para a prestação de cuidados em contexto de Bloco Operatório, Internamento Médico-Cirúrgico, Atendimento Médico Permanente e Consulta Externa

das mais diversas especialidades. Em complementaridade com as Equipas de Saúde em que se integra, a Enfermagem colabora nas acções de Tratamento e Recuperação, Prevenção da doença e Promoção da saúde, em benefício do Bem-Estar dos pacientes.